« O surfista brasileiro Rodrigo Koxa conquistou o recorde mundial para a maior onda surfada, na Praia do Norte, na Nazaré, em novembro de 2017, segundo os prémios de ondas gigantes atribuídos pela Liga Mundial de Surf (WSL) […]
Eram dez as ondas surfadas na Nazaré que estavam nomeadas para as várias categorias dos prémios de ondas gigantes, entre 30 candidatas.
61 centímetros a mais Rodrigo Koxa bateu o recorde de maior onda surfada, superando em 61 centímetros o anterior registo do havaiano Garrett McNamara, de acordo com a Liga Mundial de Surf (WSL).
Na gala de atribuição dos prémios de ondas gigantes (XXL), Koxa venceu o prémio para a maior do ano, com a onda surfada a oito de novembro de 2017, que o painel calculou ter 24,38 metros de altura, mais 61 centímetros do que o anterior máximo, de 23,77 metros, também na Nazaré e que estava na posse de McNamara. De acordo com a WSL, o registo de Koxa passa a integrar o livro dos recordes do Guinness, substituíndo o anterior, que remontava a um de novembro de 2011. »