Padrão dos Descobrimentos

Padrão dos Descobrimentos

O que é este Monumento?

Padrão dos Descobrimentos é um dos ilustres monumentos da freguesia de Belém, em Lisboa, próximo do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.
O monumento de 52 metros de altura, da autoria dos portugueses Cottinelli Telmo (arquitecto) Leopoldo de Almeida (escultor), foi construído em 1960 em homenagem ao Infante D. Henrique e a todos os  que impulsionaram e contribuíram para a expansão ultramarina e descobertas (séc. XV e XVI).

O monumento tem a forma de uma caravela estilizada, com o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis sobre a entrada.

Quem são eles?

À proa está o Infante D. Henrique, o Navegador, com uma caravela na mão direita e um mapa na esquerda.

Em duas filas descendentes, de cada lado do monumento, estão as estátuas de portugueses notáveis ligados aos descobrimentos entre os quais navegadores, guerreiros, frades, cientistas, homens da cultura…

No chão a norte do monumento encontra-se representada uma rosa dos ventos de 50 metros de diâmetro (desenhada pelo  Luís Cristino da Silva e oferecida pela África do Sul em 1960).


Ao centro encontra-se um planisfério de 14m de largura, decorado com elementos vegetalistas, rosas-dos-ventos, bufões, uma sereia, um peixe fantástico e Neptuno com tridente e trombeta montado num ser marinho.
« Datas, naus e caravelas marcam as principais rotas da expansão portuguesa, entre os séculos XV e XVI« .

No interior do monumento, encontra-se o Centro Cultural das Descobertas e, no topo, localiza-se um miradouro com uma bela vista panorâmica de Belém de um lado e do rio Tejo do outro.

Quer visitar o padrão dos Descobrimentos? 
Consulte aqui os horários, preços e como lá chegar.

Fonte:
Wikipédia [https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_aos_Descobrimentos]